FLORAIS E PSICOSSOMÁTICA - O BLOG

Olá leitor, a decisão de escrever esse blog adveio da necessidade de preparar as aulas dos cursos de Florais e Psicossomática.

Após pesquisar as necessidades dos alunos preparei uma seleção de artigos que abrange desde a física quântica ao sistema floral Bach com o intuito de ajudar a entender os mecanismos que envolvem a terapia floral.

A compreensão sobre a forma de atuação da terapia floral abordando a visão de Einstein sobre a dualidade onda/partícula da matéria, sugerindo que a estrutura humana possui propriedades que possibilita construção e re-construção do corpo físico, em contraponto a visão de Newton que vê o homem como uma máquina biológica complexa constituída de sangue, carne, proteínas, ossos, ácidos nucléicos etc.

Utilizando práticas ortodoxas de cura que incluem o uso de drogas e cirurgias, o homem é visto por partes e não como um todo. O adoecer não pertence ao homem e sim a partes desse homem que poderá ser removido ou trocado conforme a necessidade. Pode-se afirmar que o modelo de Newton é a base da medicina tradicional ocidental e está em conflito com a medicina Einsteiniana que é a base da medicina holística e entende o homem como um ser único.

A medicina tradicional obteve sucesso com o estudo dos mecanismos pós doença. Porém engatinha na maior questão sobre a saúde: o que mantém o homem saudável.

A força vital é a responsável em manter e organizar as moléculas, sem ela o corpo seria um amontoado de substâncias químicas desordenadas. Essa força é uma energia sutil e faz parte do espírito que anima todos os seres vivos. Apesar de não ser compreendida pela maioria dos médicos precisa ser levada em conta para a compreensão do binômio: saúde e doença.

A medicina se limita a diferentes métodos e sua eficácia, sendo grande parte de medidas concretas e práticas em que cada intervenção expressa consciente ou inconsciente a filosofia em que se baseia. Infelizmente os procedimentos da medicina tradicional se orientam pela funcionalidade e eficácia, pecando pela falta de uma alma interior acarretando uma visão fria do homem.

A filosofia do Dr. Bach que serviu de base para terapia floral compreende recuperar a saúde através do equilíbrio entre corpo-mente e espírito. Ele acreditava que a doença física derivava de perturbações emocionais e mentais. E que não havia divisão entre mente, corpo e espírito, com isso concluiu que era necessário tratar a pessoa e não a doença. Com essa visão, trouxe o holismo para a saúde através da utilização da terapêutica vibracional com a criação das essências vibracionais ou florais, que utiliza a energia de vibração dessas essências e o modo como elas interagem com a estrutura molecular e o equilíbrio orgânico proporcionando integração e equilíbrio.

Porém, o mais importante é que o leitor compreenda a necessidade de não só aprender a teoria como a técnica mas também de se submeter ao processo terapêutico.

Como prescrever um floral se não vivenciamos sua atuação? A vivência se faz necessária para a compreenção da terapia e o equilíbrio do terapeuta com a confrontação de seus temores.

Não se torna terapeuta floral aquele que só aprende através da teoria, o verdadeiro terapeuta se utiliza das essências assim como Dr. Bach o fez.