quarta-feira, dezembro 30, 2009

CONCLUSÃO

Tolstoy escreveu que famílias felizes são todas iguais, mas cada família infeliz é infeliz à sua própria maneira. Isto indica que a infelicidade individual também é única à sua maneira.

Como trinta e oito florais podem ser suficientes para cobrir a infelicidade individual de todas as pessoas? Como trinta e oito disposições de ânimo - descritas em seus estados positivos e negativos podem abranger todos os sentimentos negativos dos quais as pessoas ficam presas durante toda a vida?

Dr Bach identificou arquétipos - sentimentos e comportamentos familiares em todas as culturas de qualquer época - em seu conjunto de florais. E entendeu que a condição humana consiste em se viver como um ser único em circunstâncias específicas, mas em compartilhar os pensamentos comuns e as emoções de uma consciência coletiva.

Os trabalhos de Freud, Jung e seus colegas no início do século vinte, compreenderam a busca pelo conhecimento dos mecanismos conscientes e inconscientes da mente. Outros filósofos e cientistas - de Karl Marx a Einstein – também lutaram pelo desenvolvimento político e científico de teorias e sistemas. E novas ideologias foram aplicadas, para lidar com as necessidades do indivíduo e da sociedade em um mundo transformado pelos avanços tecnológicos.

Estas teorias compartilhavam visões sobre os pensamentos, sentimentos e comportamento da humanidade, apesar das interpretações e conclusões serem diferentes.

As civilizações antigas deixaram evidências das mesmas preocupações com as quais lidamos hoje em dia. Em anos mais recentes tem havido, no Ocidente, um afastamento das religiões estabelecidas, e um crescimento das formas holísticas de medicina e de um estilo de vida mais equilibrado e saudável. Como indivíduos e sociedade, estamos ainda lutando para encontrar um estilo de vida que seja saudável e gratificante.

Os dilemas éticos por que passaram as civilizações levaram-as a acreditar estarem enfrentando mais complexidade e dificuldade do que as gerações passadas. Os detalhes mudam, mas a condição humana se mantém bastante semelhante àqueles tempos. Os pensamentos e ações de mentes conturbadas têm sido registrados através da história. A vida continua a ser ofuscada pelo ciúme, ambição, raiva, obsessões, incertezas e apatia. As peças de Shakespeare, as Tragédias Gregas, os ensinamentos de Buda e de Cristo, as profecias de Confúcio, evidenciam a apreensão a respeito das emoções que dominam as vidas, e a maneira de viver. Todas as culturas e todas as gerações reconhecem que as enfermidades só podem ser curadas se o indivíduo quiser ser curado. Nenhuma atenção médica poderá realmente curar aqueles que têm a intenção de viver uma vida pouco saudável, e que se recusam a assumir a responsabilidade por seu próprio bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário